segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Top Gear 1 x 0 Tesla Motors

Fonte: IOL Motoring


top-gear-tesla-scandal-520x332
A história até ficou velha, mas ela está progredindo.


Lembram do processo que a Tesla Motors está movendo contra o Top Gear, por conta do teste realizado com o Tesla Roadster? Um dos motivos para o processo, segundo a fabricante, é o fato do programa ter mostrado o Tesla ficar sem energia após 88 quilômetros percorridos em alta velocidade. A Tesla afirma que esse trecho foi uma "encenação" e que um Tesla Roadster consegue fazer 320 quilômetros com uma única carga, se guiado normalmente.



Mas o juíz Justice Tughendat (apropriado, não?) decidiu, no dia 19 de Outubro, que não seria possível comparar a autonomia do carro numa pista de corrida com a performance que teria numa via pública.


A Tesla também afirma que Clarkson, ao mencionar a autonomia de 320 quilômetros quando o carro parou após apenas 88 quilômetros, estaria afirmando que a montadora estava mentindo para o público. O juiz Tughendat não entendeu dessa maneira.


"As palavras sendo questionadas são amplamente incapazes de fazer uma pessoa imaginar que a Tesla estaria mentindo de alguma forma. Isso porque há um contraste entre o estilo de direção e a natureza da pista, em comparação com as condições de uma via pública. Ninguém sensato poderia entender que a performance na pista do Top Gear possa ser diretamente comparada com a performance numa via pública".


Mas a BBC ainda não se livrou desse abacaxi; ainda existem cinco processos por arguição de falsidade contra o Top Gear, incluindo um quando Clarkson afirmou que os freios do carro falharam, quando na verdade foi um fusível queimado, e que o motor elétrico superaqueceu. A Tesla ainda afirma que sua reputação tem sofrido "impacto contínuo" porque o episódio de 2008 continua disponível no iPlayer da BBC, em DVDs e é transmitido por outros canais.


Já a BBC afirma que o caso não se sustenta e que deveria ser excluído. Mas o juiz Tughendat ainda não decidiu sobre a arguição de falsidade. Espera-se que ele tenha um veridito em duas semanas.

8 comentários:

  1. Que episodio de qual temporada passou isso... Desculpem a falta de memória rsrsrsrs.....
    Valeu equipe pela constante atualização do blog.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a Tesla só queira destaque, se acha que foi prejudicada, entre com um processo peça retratação e pronto, não precisa criar até um site besta pra causar polêmica!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...eu nem lembrava disso...os carros da Tesla são uma bosta mesmo,que seja,o elétrico não deve ser diferente...

    ResponderExcluir
  4. Foi na 12ª, mas não lembro qual

    ResponderExcluir
  5. Google sempre ajuda, 12x07

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vitória para o Top gear :)

    ResponderExcluir
  7. É por causa desse teste que eu deixei de acreditar no Top Gear, vejo como puro entretenimento, programa de humor mesmo.

    Foi claramente um teste falso e com problema jorgado, onde ficou evidente que o programa não é jornalistico, ou seja deixaria a verdade de lado se isso rendesse uma boa piada

    ResponderExcluir
  8. Você tem toda razão Daniel, o TopGear se revelou uma enganação ao testar um carro de gosto duvidosos, e que é puco confiável, o melhor pra você é ficar com o jornalismo automobilistico forte e imparcial do Auto Esporte da Rede Globo. Lá você se sentirá em casa, mesmo sabendo que as avaliações e carros são das montadoras aunciantes no canal.Nota-se que é um gênio do jornalismo automobilístico.

    ResponderExcluir