terça-feira, 13 de setembro de 2011

James fala sobre caixas de câmbio.


Talvez você não quer ouvir isto, mas o motor do seu carro é frágil. Não quero saber o tipo de motor, é apenas um monte molenga de parafusos. Se ele tivesse culhões, ele não precisaria de uma caixa de câmbio.



Digamos que você dirige um hatchback médio familiar. O motor produzirá talvez 19,36 kgf.m de torque. Parece muito? Ele faz uma tonelada de carro andar a mais de 160 km/h, então deve ser muito.


Mas se você já montou um motor de carro com uma chave de torque, você saberá que o braço humano pode produzir 19,36 kgf.m facilmente. Eu sei que posso, então isso mostra como esta coisa chamada "motor" é apático. É mais fraco que eu.


Por isso que ele precisa da caixa de câmbio. Sem querer me aprofundar na física da coisa, a caixa de câmbio é, na verdade, um multiplicador de torque. A primeira marcha proporciona mais torque, às custas da velocidade, para superar a inércia do carro parado. Assim que estiver em movimento, dá para usar uma marcha mais alta com menos torque, e por aí vai. A caixa de câmbio é uma série de alavancas de comprimentos diferentes, mas com formato circular.


Mas quantas marchas são necessárias? Bem, quando o Top Gear foi a ar pela primeira vez, normalmente eram quatro marchas, mas cinco marchas estavam começando a ficar comum. Hoje em dia, pode ter seis, mas às vezes tem mais. Podem ser sete ou oito.


Mas voltemos um pouco no tempo. O Benz Patent-Motorwagen não tinha marcha alguma. O Ford Modelo T tinha duas marchas, e era o bastante para mover a América. Nos anos 1940 e 1950, muitos carros tinham apenas três marchas. A proliferação de marchas é uma indicação do progresso do carro, pelo jeito. Mas estou começando a imaginar que é o contrário.


Porque os motores dos primeiros carros eram ainda mais frágeis do que os motores que conhecemos. Um motor a combustão bem primitivo fornecerá o torque máximo com uma rotação do motor. Enquanto refinamentos eram implementados, o torque espalhou-se pela faixa de velocidade um pouco.


Primeiro vieram coisas como avanço e retardador automático de ignição, sendo que isso era trabalho para uma alavanca pequena no volante. Mais tarde, vieram as válvulas com tempo de abertura variável. Mas recentemente, houve a adoção em massa da injeção de combustível e mapeamento da ignição controlado por computador. Todas essas coisas ajudaram a espalhar o torque utilizável por toda a faixa de velocidade do motor, para tornar o carro mais manejável.


Agora, estamos em uma era onde escritores especializados em carros nos divertem com descrições como "uma faixa de torque do tamanho de um cruzamento transversal de Norfolk".


Então, a quantidade de marchar que precisamos deveria estar diminuindo. Força mais utilizável e flexível deveria significar menos necessidade de lidar com incômodas relações de marchas. Mas a quantidade de marchas está aumentando.


O engraçado é que acabei de fazer a barba. Normalmente, eu escolho aqueles aparelhos brancos e verdes descartáveis. Não me lembro como se chamam, mas dá para comprar um monte deles por algumas libras.


Mas aqui estou eu em um hotel, e esqueço de trazer uma lâmina comigo, então a recepção me mandou uma. Francamente, estou chocado. Me lembro quando o primeiro aparelho com duas lâminas foi lançado. De novo, não me lembro como o primeiro se chamava, mas eu me lembro de uma propaganda irreal que dizia: "A primeira lâmina faz um barbear melhor, a segunda lâmina faz um barbear melhor ainda".


Nesse caso, por que não usaram apenas a segunda lâmina? A primeira claramente estava fazendo corpo mole.


Mas este aparelho que me enviaram tem cinco lâminas. Que diabos eles estão fazendo?


Este aparelho é uma droga. A cabeça parece o convés do USS Nimitz, e não cabe naquela área complicada abaixo do meu nariz. Também tem uma bateria no cabo para fazê-lo vibrar. Por quê? É uma ferramenta de corte de precisão, e não quero que ele fique balançando na minha cara feito uma centrífuga de roupas velha. Montadores de armários não têm cinzels vibratórios, e cirurgiões não usam bisturis vibratórios.


Eu sei o que houve aqui. Alguém lançou um aparelho com três lâminas, e alguém lançou um com quatro lâminas. Então, veio o aparelho com cinco lâminas, e alguém achou que um aparelho de cinco lâminas precisava vibrar para uma maior sensação de satisfação ao barbear. Isso não irá acabar até a cabeça do seu aparelho de barbear tenha o tamanho de uma desempenadeira de pedreiro.


E a mesma coisa aconteceu com as caixas de câmbio. Sete ou oito marchas simplesmente não são necessárias. Seis já são demais para a maioria dos casos. É uma disputa infantil entre as montadoras, e isto está me irritando.


E isso vira um problema quando se trabalha num programa chamado Top Gear (marcha alta). Ninguém realmente sabe qual marcha deveria ser.


Não dá para se enganar com Fifth Gear (5º marcha).


Fonte: Top Gear (Maio de 2011)
Tradução: John Flaherty

Toda Terça-Feira, traremos artigos escritos por James May, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.

11 comentários:

  1. _muito bacana esse cometário !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto.
    Raciocínio atemporal e direto sobre os câmbios.
    Ele só esqueceu que embora o carro, principalmente os turboalimentados, tenha bom torque dos baixos aos altos giros ele precisa de mais marchas pra reduzir o giro em alta velocidade - reduzindo o ruído e o consumo.

    ResponderExcluir
  3. Amigos,

    Talvez não seja novidade para alguns, mas não me recordo de ter visto comentário por aqui e mesmo fora de "local" mais apropriado vai uma descoberta (pelo menos pra mim): o novo jogo Forza 4 tem a pista do Top Gear com o Kia Cee - apóstrofo - d (Kia Cee'd) e os replays do jogo seguem o mesmo estilo apresentado no programa, no quadro "ECPR". Tem ainda uma apresentação do Ford GT narrado por Jeremy Clarkson. Achei fantástico!!!!!! Cancela o PS3, o lance agora é Forza 4 e Xbox 360. Vídeos no You Tube.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Descubri oque significa TOP GEAR !!!!

    ResponderExcluir
  5. agora descobri que vai haver um maserati suv

    http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias%2fDetalheNoticia%2ftabid%2f118%2fitemId%2f9395%2fDefault.aspx

    ResponderExcluir
  6. Falta o mais importante em Forza: Física..

    isso o GT5 dá uma aula no Forza, talvez na próxima geração Microsoft..

    ResponderExcluir
  7. Não conheço nenhum dos dois, mas sei que sua opinião tem fundamento. Porém nesta nova versão a desenvolvedora diz que buscou novos parâmetros para corrigir isso e tornar mais real a jogabilidade, inclusive com parceria com a Pirelli. Mas precisamos esperar chegar ao mercado mesmo para avaliar, agora ainda é muito recente.

    ResponderExcluir
  8. Rolland T Flackphayser16 de set. de 2011, 10:31:00

    Pois zé, torque de motores à combustão são mesmo coisinhas raquiticas e anoréxicas perto de um pequenino elétrico que pode rebocar um caminhão.

    ResponderExcluir