quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hammond soluciona o Código da Vinci


Eu senti um enorme contentamento. Eu relaxei, satisfeito até as profundezas da minha alma, sabendo que fiz a coisa mais difícil na minha vida e que tudo a partir de agora seria uma moleza... Acabei de remover o mecanismo da janela do meu E-Type, uma tarefa que provou ser, em sua complexidade demoníaca, a coisa mais difícil que já fiz.



A janela do meu E-Type havia desaparecido enquanto voltava para casa após as filmagens da próxima temporada do Top Gear. Levei o belo Jaguar querendo exibí-lo descaradamente para a equipe. Ele passou o dia banhando-se numa piscina morna de adoração. Até Jezza e James não puderam resistir à sua beleza e não puderam dizer seus montes de desdém de sempre sobre este carro em particular.


E então, logo após eu ter colocado o cinto e me despedi alegremente de todos, a janela do motorista desceu e desapareceu dentro da porta. Dirigi de volta a constantes 24 km/h, temendo que o vento a velocidades maiores fizesse o teto escamoteável inflar e explodir. Eu o deixei quieto na garagem, mas apesar de ter dado duas semanas de paz, o mecanismo da janela não quis consertar a si mesmo e eu admiti que teria que fazer isso eu mesmo.


Meu E-Type é um belo exemplo do que é considerado por muitos um dos carros mais bonitos já feitos. Ele recebeu muitos cuidados de seus antigos donos ao longo de muitos anos, e portanto não queria ser o dono, no seu meio-século de vida a estragá-lo.


O painel da porta teria que ser removida, isso era claro. E haveria um mecanismo dentro da carcaça da porta. Para remover o painel da porta, eu teria que remover a manivela do mecanismo e a maçaneta da porta. Não haviam meios óbvios de se fazer isto, eu percebi que este era o momento mais apropriado de todos para mencionar o manual de Haynes ou similares. O problema era que não tinha um E-Type manual e como descobri, só conseguiria arrumar um daqui a, no mínimo, cinco ou seis semanas. teria que resolver isto sozinho.


Eu chequei a porta e, após apenas duas horas, descobri que a fina faixa horizontal cromada localizada imediatamente abaixo da janela (desculpe se estou entediando-o, mas saiba que existem outros sites disponíveis, falando sobre moda ou tipos diferentes de sofá) pode, com força suficiente, ser puxado para o lado, revelando um parafuso que segura o painel da porta junto dela. Após apenas mais algumas horas, descobri que posso puxá-lo para o outro lado, revelando outro parafuso na outra ponta.


A essa altura, eu me senti como o personagem principal de um livro do Dan Brown e iria, a qualquer momento, decifrar um código e revelar um segredo de poder e idade indescritíveis. Isto não aconteceu, mas eu descobri que o bisel cromado na base da maçaneta está apoiado sobre uma mola, para mantê-lo tensionado contra o fundo da maçaneta e pode, com apenas seis chaves-de-fenda e cinco mãos, ser pressionado para revelar um pino segurando a maçaneta contra a haste que podia ser removida, soltando a maçaneta em menos que metade de um dia.


Repita o processo com a manivela do mecanismo da janela, desprenda delicadamente e tente consertar os seis clipes de mola que seguram o painel da porta no lugar, tire a cobertura, e você, meu amigo, estará observando o mecanismo da janela de um E-Type MkI.


Bom, isso se ele não tivesse se desintegrado e caído dentro do interior sombrio da carcaça da porta. O meu caiu. Eu chamei um amigo. Juntos, nós tateamos pela pequena abertura na lateral da porta e cometemos atos de uma intimidade e complexidade mais familiares a veterinários e cirurgiões. O mecanismo da janela foi recuperado, parecia que podia ser consertado e foi levado para a oficina do Hadrian para uma solda. Enquanto ele partia, Hadrian deixou claro que ele iria soldar a peça, mas que eu estaria sozinho para o momento em que a peça iria voltar à porta do carro. Ela estaria pronta em uma semana, e prometi que eu a reinstalaria sozinho e ligaria depois.


Tudo que disse até agora soará bem familiar para você, se você for do tipo que arregaça as mangas e faz coisas com seu carro além de apenas dirigi-lo. Se não for seu caso, você estará se perguntando por que não fiz com que outra pessoa fizesse o conserto para mim. Eu respondo isto com uma pergunta: você compraria um livro de palavras-cruzadas já completado? Um livro de Sudoku com os números já escritos? É por causa do enigma. Eu venci e a janela funciona. Bom, o mecanismo funciona. Eu ainda tenho que instalá-lo de volta. Dê-me umas duas semanas e ele estará lá.


Fonte: Top Gear (Novembro de 2010)
Tradução: John Flaherty


Toda Quarta-Feira, traremos artigos escritos por Richard Hammond, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.

10 comentários:

  1. Falou da proxima temporada, quem sabe lá pra dezembro ela volta.
    Vlw gente.

    ResponderExcluir
  2. Texto de Novembro de 2010, provavelmente estavam gravando a 16ª temporada.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto, também sou adepto do faça você mesmo.
    Qual a graça de alguém fazer pra você algo que você mesmo dá conta? Sem falar que o bolso agradece...

    ResponderExcluir
  4. Alem do prazer de poder falar que foi vc que fez!.
    Lembro quando troquei a suspensão completa do meu gol bolinha. Foi lindo, um trabalho do cão. Mais ficou profissa. :D

    ResponderExcluir
  5. Jornalistas ou amantes de carros que escrevem textos assim são raríssimos no Brasil. Cada semana gosto mais de vir aqui ler as colunas.

    Top Gear deveria ser eterno!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo, Top Gear deveria ser eterno...

    Não parece, mas eu sinto que nao tem nada para fazer na internet quando acaba uma temporada kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Sempre fiz isso. Desde quando ajudava o meu pai a futucar sua Brasilia.
    Hoje, se não for pra retificar um motor ou trocar as engrenagens da caixa de câmbio, EU que faço nos meus carros!!

    ResponderExcluir
  8. só a titulo de curiosidade, não tem nada a ver com o texto acima, este cite calcula o valor dos sites, achei curioso e resolvi estimar o valor aqui do topgearbr.

    http://bizinformation.org/us/www.topgearbr.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite, vocês poderiam legendar o episódio de carros por £100??
    Grato.

    ResponderExcluir
  10. Pelo que sei esse é o 3º ou 4º episódio da 4ª temporada, então seguindo a cronologia talvez demore um tempo, mas uma hora chegamos lá. Acompanhe enquanto isso o blog que sempre trazem novidades! Valew!

    ResponderExcluir