terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TopGear.com: Vejam, o novo Honda NSX

Large Image

O Honda NSX está de volta. E assim como o original, este não é apenas um clone de supercarro, mas uma leitura fascinante, intriguante e contemporânea do gênero.


Tá bom, isto é apenas um carro-conceito, revelado no Salão do Automóvel de Detroit - e por razões geográficas ele também é considerado um Acura. O carro de verdade será lançado daqui a três anos. Este período de tempo permite aos engenheiros evitarem especificar alguns dos detalhes (como a potência, ou mesmo o tamanho do motor). Mas os projetistas prometem que o produto final será bem parecido com este.


Ainda bem. É elegante, é dramático sem ser espalhafatoso, e animadoramente compacto - é menor que o modelo original. É mais anguloso também, como manda a moda nos últimos anos. Mas ainda tem algumas referências ao seu "pai", como as luzes traseiras, e as proporções em geral.


Por baixo da carroceria, há um motor V6 que alcança altas rotações, montado centralmente. Isso move uma transmissão com dupla embreagem. Até agora, muito previsível. Mas tem mais: ele é um híbrido.


Acalmem-se. Não é o tipo de híbrido que cortará o barato do seu lado que gosta de acelerar. O chefe da Honda, Takanobu Ito, diz: "O NSX acentuará as habilidades de direção dinâmicas sem interferir." E ele sabe do que fala. Ele foi um engenheiro importante durante a criação do primeiro NSX, e ele teve influência na decisão de criar uma versão nova.


Há dois pequenos motores elétricos na frente do carro, um para cada roda. Isso quer dizer rodas movidas independentemente, e a possibilidade de deixar o carro mais firme ou mais solto nas curvas, para uma transferência de torque muito eficaz. Enquanto isso, há outro motor elétrico dentro da caixa de câmbio para aumentar a força do V6.


Ele terá a mesma capacidade de recuperar energia nas frenagens como todo híbrido, então terá um consumo de combustível bem eficiente. Mas ele também terá performance extra e uma habilidade sobrenatural de fazer curvas. De fato, Ito disse que muito provavelmente farão uma versão de competição também.


A distribuição de peso deverá ser boa, com o motor e as baterias instalados numa posição central. E de acordo com os antigos princípios do NSX (ele foi o primeiro carro esportivo de alumínio), a Honda promete que o peso total será baixo.


Claro que o novo NSX entrará num mundo bem diferente do que ele encontrou em 1990. Na época as Ferrari eram dramáticas mas um tanto excêntricas - não-confiáveis, pesadas e um tanto ariscas. O NSX fez os italianos entrarem na linha e montarem carros confiáveis, e para uso diário. Então, este carro novo terá uma competição bem dura.


Mas uma virtude do carro original é ainda mais relevante hoje: ele era leve e eficiente, e concentrava-se mais na relação peso-potência do que na potência absoluta. É isso que o modelo novo terá que fazer, mas por meios diferentes e bem "século XXI".


Clique aqui para mais fotos do novo NSX


Fonte: TopGear.com
Tradução: John Flaherty

10 comentários:

  1. Mother of god! Acho que eu nunca diria que isso é um NSX se visse na rua.

    ResponderExcluir
  2. Se for leve, e tiver o espírito do NSX original (concentrado no equilíbrio, e não na força bruta) esse carro será genial. Mas sempre fico com medo quando ouço a palavra "Híbrido"...

    ResponderExcluir
  3. Realmente NSX híbrido é como você comer carne de soja. É bom, é saudável, mas você sabe no fundo da sua alma que se fosse uma bela picanha seria 100% melhor.
    Mas acho que a maioria das montadoras vai partir para os híbridos, o politicamente correto está em alta.
    Pena que dessa vez não teremos Senna ajudando a acerta-lo.
    Na minha opinião o NSX sempre foi aquele azarão, o carro que é honesto, não é verde e as portas abrem para cima, mas chama atenção exatamente por isso, sua simplicidade.
    Tudo bem que as fotos são apenas de um conceito mas se sair apenas um pouco parecido com o conceito, deveriam tirar o nome o NSX e chama-lo de outra coisa, pois não terá a alma do NSX original.

    ResponderExcluir
  4. Voces vão legendar o especial na India?? Valeu, trabalho de vocês é ótimo!!

    ResponderExcluir
  5. +1! no aguardo hehe

    esse nsx ta bonito d++

    ResponderExcluir
  6. Ainda mantemos a previsão de entrega para este Domingo, dia 15.

    ResponderExcluir
  7. vlw cara, vcs tentam legendar também os releases hd?

    ResponderExcluir
  8. pessoal do top gear br pf fassam alguma coisa q qd mandam algo novo mandar um e-mail pra mim e para os fãs de top gear e tb no meu forza peguei um suzuki liana e fui no circuito do top gear e consegui 1:43.13 MUITO foda cara

    ResponderExcluir
  9. O GT5 bem que poderia ter um Suzuki Liana. Ou um Chevy Lacetti. Nem mesmo tem o Kia Cee'd. ;-;

    ResponderExcluir
  10. Após uma enquete, descobrimos que a maioria não tem uma conexão "boa o bastante" - vamos usar esse termo mesmo - para um vídeo em HD. Então, nós usamos os vídeos com qualidade "standard".

    ResponderExcluir