sábado, 7 de janeiro de 2012

Jeremy Clarkson: Me equivoquei!


Achei que o Evoque era um chassi de Ford Mondeo usando pernas de pau, com motor de quatro cilindros e interior by Victoria Beckham...


Não importa a pergunta que você fizer, a resposta é sempre um Range Rover Vogue SE a diesel. Qual é o melhor carro para levar as crianças a escola? Qual é o melhor carro para voltar tranquilamente para casa após o trabalho? Qual é o melhor carro para cruzar a África? Qual é o que fica mais bonito num bairro chique da capital? Range Rover. Range Rover. Range Rover. Esta semana dirigi o novo e insano Mercedes C63 AMG Black Series. É um carro projetado e construído para acabar com seus próprios pneus. Um jogo durou menos de 25 minutos. Eu adorei, é uma festa. Mas e para usar no mundo real? Não. Eu preferia ter um Range Rover. E não sou o único. Há poucos dias estive em uma recepção promovida por uma estrela da sociedade londrina. Quatorze casais estavam presentes, e todos, sem exceção, chegaram em um Range Rover.



Temos um pequeno segredo no Top Gear. Eu e Richard Hammond. Nós sabemos que, não importa qual carro analisemos, ele não será tão bom quanto um Ranger Rover a diesel. Não ousamos espalhar isso por aí, no entanto, porque isso tiraria a razão de ser do programa. Hammond tem cerca de 700 carros, milhares de motos e um helicóptero. E você poderia imaginar que ele passa horas decidindo o que vai dirigir. Mas isso não ocorre. Ele sempre usa seu Range Rover. Eu sempre uso o meu. Porque, não importa o que você fizer, ele é a resposta.


Disto isso, a Land Rover está tentando estragá-lo com um programa para incluir nele coisas totalmente desnecessárias. Parece que ela está pensando que um Ranger Rover não precisa fazer bonito em qualquer lugar, só mansões de luxo. E também há a bateria dos modelos novos, que descarrega sem uma razão lógica. Também  já houve erros, como o Range Rover Sport. O que ele não é. Por baixo da carroceria, é uma Land Rover Discrovery, o que quer dizer que é tremendamente pesado. Então, não é uma Range Rover. E tampouco é esportivo. É um carro bobo.


Mas nem a metade do quanto o Evoque parecer quando ouvi falar nele pela primeira vez. Ele seria um chassi de Forde Mondeo usando pernas de pau, com um motor quatro-cilindros e um interior desenhado por Victoria Beckham. Parecia que a Land Rover tinha perdido o bom-senso. Esse salão de bronzeamento com limpadores de para-brisa acabaria com a marca. Sem dúvida, seu visual era impressionante. Especialmente as três portasç Mas eu sabia que por baixo de seus peitos siliconados e sua barriga tanquinho estaria um carro que acharia que faisões têm pelos e a capital do Brasil é Buenos Aires.



Mas eu estava errado, porque o Evoque é brilhante. É um desses carros no qual eu tive de passar horas tentando achar alguma coisa - qualquer coisa - para reclamar. E tudo o que eu achei foi um botãozinho que exige mais que esforço do que seria necessário pra operá-lo. Algumas pessoas dizem que os plásticos que você não pode ver são um pouco frágeis. Mas quem se importa com isso? Os plásticos que você consegue ver parecem ótimos, e na maior parte são cobertos por couro belamente costurado. O interior é fabuloso.


Ah, também tem algumas pessoas dizendo que ele é caro demais. Mas, se isso fosse verdade,a Lande Rover não teria recebido 30 000 pedidos até agora. Grave minhas palavras: logo você não precisará procurar para ver um Evoque. Ele ultrapassará o hidrogênio como elemento mais abundante no universo.


O carro que eu testei tinha um motor diesel de 2,2 litros que funciona de forma suave, fazia 18,8 km/l e empurrava o suficiente para ir de 0 a 100 mais rápido do que Golf GTI. A dirigibilidade era boa. E a suspensão também. Mas só no modo Normal. Se pula-pula. Esse, no entanto, é o modo que você deve selecionar, porque quando você aperta o botão os mostradores passam de um azul prateado para um escarlate vivo. Você também pode mudar a iluminação da cabine é maior que a de um Airbus A380. Veja o televisor, por exemplo. Ele fica no meio do painel e é capaz de mostrar duas coisas ao mesmo tempo.


Isso quer dizer que minha mulher pôde assistir a um jogo enquanto eu consultava o GPS. Como é possível? Ou eu poderia escolher a imagem ao vivo de umas cinco câmeras montadas na parte de fora do carro. Ou o computador de bordo. A central de comando do Evoque é a melhor do mundo. Você gasta tanto tempo brincando com ela que a viagem passava voando. E, como você raramente vai atentar para onde está indo, corre o risco de uma batida.



É claro que a Land Rover não estava contente em colocar o carro à venda e receber os aplausos e os lucro. Por isso, uma "cabeça coroada" disse no lançamento que a capacidade de fora de estrada não era realmente tão importante. é uma coisa idiota para se dizer quando você está querendo vender um Land Rover. E duas vezes idiota, porque obviamente isso não é verdade. É por isso que o Evoque tem uma distâncias em relação ao solo maior até que a do Freelander, como o qual compartilha muitos componentes. E é por isso que os ângulos de ataque são tão bons, permitindo-lhe subir e sair de rampas íngremes sem bater a parte de baixo da dianteira ou da traseira. E o Evoque é equipado com os mesmos recursos eletrônicos off-road que você encontra no grande Range Rover.


O que nós temos aqui, então, é um verdadeiro Range Rover que também é um Audi TT, um hatch quente, um fora de estrada e uma loja de eletrônicos embalados em um pacote pequeno e fácil de estacionar. Se fosse um vendedor de BMW X3, Ford Kuga ou qualquer carro semi-off-road de suspensão elevada, eu iria para o banheiro chorar. Porque qualquer um que quiser um carro dessa categoria e não escolhe o Evoque é tão louco que deveria ter sua carteira de motorista cassada.


Na verdade, é como um Ipad: se tiver um smart-phone e um notebook - e você tem ambos -, você não precisa de um. Mas aposto que isso não o impediu de ir correndo comprar um, não é? Eu tenho o mesmo problema com o Evoque. Eu tenho um Volvo de sete lugares, um grande Range Rover e um rápido Mercedes. Eu não tenho absolutamente qualquer necessidade na minha vida para um Evoque, mas eu quero ter um. E você também vai querer.


Talvez eu precise criar um novo número de estrelas pra ele. Porque a versão a diesel simples é facilmente um carro cinco estrelas. E ele pode ser até mais do que isso.


Artigo copiado da Revista "4 Rodas" edição nº 626 - Janeiro de 2012

34 comentários:

  1. Na revista saiu escrito "hatch quente" ao invés de hot hatch?

    ResponderExcluir
  2. Acabei de verificar e comparar o texto escrito aqui com o da revista, e o termo usado foi esse mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto! Mas tenho uma correção: é "Range Rover" e não "Ranger Rover"!

    ResponderExcluir
  4. "RANGER" Rover.....pois é, a Ford está expandindo os negócios!!!

    ResponderExcluir
  5. Grave minhas palavras: logo você não precisará procurar para ver um Evoque. Ele ultrapassará o hidrogênio como elemento mais abundante no universo.

    Depois que eu vi um desse em Cascavel eu já to concordando com o Clarkson...

    ResponderExcluir
  6. Opa, desculpa ser chato mais cadê as legendas do Especial da India ?

    abraços !

    ResponderExcluir
  7. Cara, acho o Evoque absurdamente lindo teria um fácil.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto!
    Parabéns a equipe do TopGear BR pelo blog que melhora a cada dia.
    Sugiro algumas correções.
    "Por baixo da carroceria, é uma Land Rover Discrovery, o que quer dizer que é tremendamente pesado." Acredito que seja "Discovery".
    "Ele seria um chassi de Forde Mondeo usando pernas de pau..." Acredito que seja "Ford".
    "Especialmente as três portasç". Sobrou um "ç" e faltou um "."
    "Mas, se isso fosse verdade,a Lande Rover não teria recebido 30 000 pedidos até agora". Sobrou um 'e' no Land.
    "É claro que a Land Rover não estava contente em colocar o carro à venda e receber os aplausos e os lucro." Faltou um 's' no lucro.
    "Porque qualquer um que quiser um carro dessa categoria e não escolhe o Evoque é tão louco que deveria ter sua carteira de motorista cassada." Faltou um 'r' no escolhe.

    ResponderExcluir
  9. Faltou falar sobre o carro....rsrsrsrs
    Tive a oportunidade de ver um em BH. Por fora ele é bem pequeno, menor que os demais SUVs do mercado (CR-V, Ix35,Tucson, BMW X1, etc). Ele é tão diferente que parece um disco voador no estacionamento.
    Já o espaço interno deixa a desejar. É um 2+2 e só. Porta-malas de Ecosport/Golf, nada mais.

    ResponderExcluir
  10. o visual externo ficou bem legal! a linha traseira indo subindo assim paree até um carro de combate haahuuhaua


    []s

    ResponderExcluir
  11. opa, esqueci de escrever, a linha de baixo subindo e a do teto descendo! me lembra algum carro, acho que é do batman?!

    ResponderExcluir
  12. Já estamos trabalhando no mesmo.
    Abraço
    Equipe TGBR

    ResponderExcluir
  13. Muito puxa-saquismo por parte do Clarkson. É bom que tomem cuidado paranão virarem os novos norte-americanos...

    ResponderExcluir
  14. galera desculpa pelos erros no post. Estou acompanhando meu irmão que vai fazer uma cirurgia. Pedi para um amigo digitar e postar, mas não tive tempo de corrigir. Já entrei em contato com a equipe para fazerem uma correção.

    ResponderExcluir
  15. ESSA MATÉRIA SAIU TBM NA REVISTA QUATRO-RODAS.....

    ResponderExcluir
  16. Parabéns equipe Top Gear BR, comprei a revista .Muito bom oi uma honra vocês colocarem aqui no site , agora to vendo que a Quatro Rodas está colocando pessoas importantes na revista /

    ResponderExcluir
  17. "Ele ultrapassará o hidrogênio como elemento mais abundante no universo."

    cara, ri alto quando li isso!
    Temos que concordar, ainda não vi alguém criticar esse carro. Sou fã do Range Rover, mas esse Evoque ficou absurdamente lindo!

    Parabéns equipe TGBR!

    ResponderExcluir
  18. Mais um ótimo post... vcs vão disponibilizar as legendas do "DVD Top Gear AT THE MOVIE" do james e do Hammond?

    ResponderExcluir
  19. Eu já dois desse em um curto período de tempo.
    Vai vender muito.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo trabalho no blog!

    ResponderExcluir
  21. dps q eu vi aqui em campos novos (SC) eu tb acredito

    ResponderExcluir
  22. Muito bom!!Continuem postando!!!

    ResponderExcluir
  23. Marcos...

    Uma sugestão...
    Vcs poderiam abrir um tópico permanente, onde vcs apontariam os projetos q vcs estão trabalhando.
    Eu acho q os fans do trabalho de vcs achariam legal poder acompanhar o que está sendo desenvolvido...

    abs

    ResponderExcluir
  24. Desculpem se incomodo, mas andei meio afastado do site, e gostaria de saber quando o especial de natal será legendado?
    obrigado e desculpem mais uma vez

    ResponderExcluir
  25. aqui em fortaleza já tem vários...o carro é sensacional, tomei uma bucha feia na BR116, tenho uma tr4.....pena q não tenho tanto $

    ResponderExcluir
  26. Em Floripa esse carro está vendendo muito.
    A concessionária Land Rover de SC chegou dizer que 40% de todos os Evoque vendidos no Brasil, serão vendidos em SC.

    ResponderExcluir
  27. Hammond tem 700 carros?? WoW!!!

    Se algum dia ver um desses aqui em Maringá já não terei dúvidas do que Jeremy disse.

    ResponderExcluir
  28. Desde quando apareceu no Salão do Auto em 2008 em São Paulo como protótipo LRX eu já senti que se esse carro se tornasse real ele seria um grande sucesso. Em 2010 no mesmo salão e exatamente no mesmo lugar lá estava ele; EVOQUE. Pra mim esse carro deveria ser uma das 7 maravilhas do mundo automobilístico pois é simplesmente incrível. Os concorrentes do EVOQUE devem repensar sua função aqui na terra.

    ResponderExcluir
  29. Esse carro é absurdamente lindo, mas é pequeno mesmo, inclusive é o Land Rover mais barato!
    Aqui em Floripa é surreal a quantidade de carros que já tem, está vendendo muito mesmo !

    ResponderExcluir