Ela pode ter passado a última década lançando Vauxhalls com emblemas trocados mas, assim como seu decrépito cocker spaniel que passou seus últimos anos de vida mancando e exalando um cheiro estranho, não lembremos dos tempos ruins.
Ao invés, lembremos de coisas como o 900 Turbo - com o divertido pára-brisa vertical e assentos sem encosto para cabeça - e o incrível carro de rali 96 e o 9-3 Viggen, este último um óbvio campeão do segmento inteiramente fictício dos Sedãs-Hatches Insanamente Esportivos.
Lembremos, principalmente, da Saab - a pequena, esquisita e independente Saab - pelo seu desejo cruel de ser deliberadamente diferente, quase sempre aparentemente porque ela queria ser: continuando a produzir motores dois-tempos quando o resto do mundo escolheu o motor quatro-tempos, seu pioneirismo em segurança e tecnologia em turbos, faróis estranhos, embreagens de roda livre, até mesmo a criação do sistema 4X4 no novo Fiat Panda...
Veja mais motivos para sentirmos saudades de você, Saab.
Alavancas de câmbio na coluna de direção
Pilotos de rali adoravam. O resto do mundo achou a alavanca localizada numa posição elevada um tanto estranha. Então, com sua rebeldia característica, a Saab a manteve. Até 1980...
Saídas de ar ao estilo "suporte para ovos"
Apenas para ovos bem pequenos. Mas, mesmo em carros vendidos como modelos GM, ainda eram muito maneiras. Assim como os porta-copos escamoteáveis extremamente frágeis. Bem minimalista.
Fechaduras difíceis de encontrar
"Espera, sei que está mais ou menos por aqui. Não é este...? Não, isto... Quem está multando a gente por estacionar irregularmente?"
Instrumentos brilhantes
Olha, é como estar no cockpit de um caça a jato. Só que ele é mais lento, e com mais catálogos de uma loja de imóveis jogados no banco traseiro.
Lanternas brancas
Instalar estas lanternas superlegais no 9-3 X foi uma das pouquíssimas coisas que a GM fez de certo. Junto com, uhh... Aquela coisa... Esqueci.
Selos postais
O 96 era maneiro o suficiente para aparecer em alguns selos suecos caros. Não, é sério...
Peixe escorregadio
O 92 foi um pioneiro do desenho aerodinâmico. Esta coisa corta o ar melhor que uma Ferrari F40. Nós queremos comprar um, por favor.
Conceitos ridículos
Tá bom, a maiorias dos carros-conceito são bem ridículos, mas o Aero X de 2006 faz qualquer um tremer nas bases. Ele funcionava com etanol puro e produzia 400 cavalos-vapor com um V6 biturbo.
Os ralis
Reconhecidamente, a Saab fechou seu departamento de competição em 1980. Mas ficaram algumas boas lembranças. Como Stig Blomqvist conseguindo um segundo lugar com um 96 num rali local durante o inverno de 1964 - no mesmo ano quando passou no seu teste de direção.
Caças
A Saab também produzia aviões comerciais e grande e enormes aviões militares. O caça Viggen: igual ao seu homônimo - propenso a vigoroso esterçamento por torque.
Fonte: TopGear.com
Tradução: John Flaherty
que pena,tantas porcarias pra acabar,e logo a saab..
ResponderExcluira saab acabou? na wikipedia (em ingles) nao tem nada sobre ela ter fechado
ResponderExcluirA SAAB pediu falência ontem. Nem deu tempo ainda de atualizar.
ResponderExcluirUma pena uma marca dessas pedir falência depois de tudo o que passou para se manter. E quando achávamos que ela iria sobreviver, a casa cai. Parabéns GM, junto com a Pontiac é mais uma marca que você acaba.
ResponderExcluirPrimeiro a Pontiac agora SAAB, o mundo automotivo vai acabar em 2012 :(
ResponderExcluirUma pena a SAAB fechar... mas uma coisa me surpreendeu, o STIG tem sobrenome e é mais velho do que eu imaginava...
ResponderExcluir" Como Stig Blomqvist conseguindo um segundo lugar com um 96 num rali local durante o inverno de 1964..."
Tava demorando até alguém notar. XD
ResponderExcluirA SAAB aviões é outra empresa, separada da dos automóveis. Ela continua fabricando seus Gripens e acho que ainda tá na disputa pra vender no Brasil.
ResponderExcluirNão dá para acreditar.
ResponderExcluirEu preferia a GM falindo por fabricar o Agile: Carro feio demais.
E se inventar de lançar uma versão cross vai ficar pior,parecendo com o carro mais feio do mundo,segundo o Guinness (adivinha qual rsrs)