O inimigo do meu inimigo é meu amigo. Eu acho esse antigo provérbio muito interessante, como isso deve significar que o motorista do táxi que me deixou tão aborrecido ontem é na verdade meu melhor amigo. Ele odiava motociclistas, no entanto, e eu sou um às vezes. Entretanto, motociclistas odeiam motoristas, e motoristas de ônibus odeiam motoristas de táxi, e ciclistas odeiam todos os outros, mas isso é recíproco – vamos ser honestos. Pedestres odeiam carros, e todos odeiam aquelas bicicletas-riquixás, e motoristas de vans odeiam pedestres. Mas motoristas de vans são odiados pelos próprios caminhoneiros, e eles podem sentir o ódio louco de um olhar de um piloto de scooter, mesmo através de 10 toneladas de torta da Tesco na caçamba do caminhão. O sectarismo de usuários de rodovias está começando a me chatear. Todos nós estamos tentando fazer basicamente a mesma coisa – chegar a algum lugar – e todos nós temos algo em comum, inimigos muito mais perigosos do que minivans pequenas guiadas por um motorista distraído: aqueles que fogem da responsabilidade de manter a superfície das rodovias, grampos de rodas, câmeras de estacionamento móveis, os ministros que realizam experiências com vias pedagiadas. Vocês sabem quem eles são. Essas são as verdadeirad forças da escuridão, e eles nos dominam de mansinho enquanto brigamos inutilmente. Eles estão em nosso meio, e um dia eles virão até você e não terá ninguém para ajudá-lo, porque você não ajudou ninguém.
Eu estou começando a imaginar se rodovias não são um modelo de sociedade como um todo. As demandas de seus usuários são imensamente variadas; a infraestrutura e seus sistemas são inadequados. Mas se nós pudéssemos conviver nas rodovias com um espírito de tolerância e bondade, então nós podemos administrar nossas diferenças em todos os lugares, e o grande ofício de dirigir terá mostrado como acabar com as guerras, a fome e a peste. Isso me traz a Índia.
Agora não é mais segredo que nós acabamos de estar lá para filmar nosso especial de Natal, e o que nós mais temíamos sobre a índia não era a vingança de Gandhi, mas o jeito de dirigir indiano, que, sejamos francos, tem uma reputação de ser meio "estilo livre". Mas eu estou feliz em reportar a vocês que o jeito de dirigir indiano é, como eles devem dizer, excelentíssimo.
Vamos voltar por um momento ao meu muito debatido e largamente mal-compreendido conceito de "direção Cristã". Na minha investigação original, eu descobri que dirigir como um completo estúpido não parecia levar-me a lugar algum nem um pouco mais rápido do que dirigir tranquilamente.
Então: sempre dê passagem a outro motorista, sempre deixe espaço para alguém trocar de pista. Jeremy agora irá dizer que isso vai deixar você para trás e atrasar seu tempo de viagem. Mas não se todos fizerem isto, porque passagem a você, na sua vez, em algum outro lugar.
A velocidade média do tráfego nas nossas cidades grandes está geralmente entre 12,8 km/h e 17,6 km/h. Mas nós devemos ponderar as médias – isso provavelmente significa picos esporádicos de até 64 km/h e uma eternidade parados. Nas regras da "direção Cristã", eu calculo que a velocidade seria bem baixa – digamos 32 km/h na cidade – mas constante. Mas como conduzir o experimento?
Acontece que isto tem ocorrido há anos na Índia, onde eles praticam o que podemos chamar de "direção Hindu". Pode haver também elementos de direção muçulmana, sikh, jain, budista, cristã, e zoroastrista, mas não vamos ficar presos em quem adora o quê. Isso parece funcionar.
As regras são essas: o veículo à frente tem o direito de passagem, e é sua responsabilidade alertar sua presença com a buzina. “À frente” pode significar que o carro ao lado está somente a alguns centímetros perto de um ponto nominal distante do ponto que o seu está, mas aquilo significa que você tem que deixá-lo entrar, se ele quiser ir a sua frente.
A coisa mais surpreendente é que não importa o quão otimista é a sua manobra para trocar de pista, eles deixarão você entrar. Afinal de contas, na realidade ninguém quer bater, e enquanto nós apertaríamos a buzina e apreciaríamos um momento de indignação, o caminhoneiro indiano simplesmente deixa passar. Deixarão ele entrar logo, também. Na verdade, esse sistema deve ter sido forçado aos motoristas desta grande nação. A maioria da rede rodoviária é amplamente subdesenvolvida, e não é sempre claro o lado da via onde você deve dirigir. Para aqueles de nós mimados por um reconfortante sistema de regras e convenções, parece maluquice. Mas desprovidos de qualquer orientação artificial, a bondade humana e o senso comum fazem um ótimo fluxo de tráfego.
É exatamente como Werner von Braun, o grande cientista de foguetes, disse – o computador humano é o melhor computador do mundo, e o único que pode ser produzido em massa por uma mão-de-obra totalmente sem qualificação.
Fonte: Top Gear Magazine Awards 2011
Tradução: Fabrizio Allora Roweder
Toda Terça-Feira, traremos artigos escritos por James May, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.
pessoal to site bem que vocês podiam legendar um episodio no qual eles fazem uma corrida em londres onde o stig se não me engano pega o transporte publico, richard vai de bicicleta, may se não me engano vai de carro, e o jeremy usa um barco.
ResponderExcluirmeu pai dirige assim, ele era malucão, tirava fi toda hora, agora ele dirige de boa, deixa os outros passarem quando "pedem" e etc....
ResponderExcluiraprendi com ele hehe mais tbm não pode ser folgado e enfiar o carro na frente porque ai não passa mesmo!
[]s
eu sei que aki nao eh o lugar certo pra isso mas podiam add o episodio em que tem um desafio que o jeremy vai com a 612 scaglietti, outro que eu nao cheguei a ver mas ja ouvi dizer, que o jeremy vai com a SLR e outro que o jeremy vai com o veyron. se add um desses ja vou estar feliz!
ResponderExcluirCom o Veyron, é contra o avião, da SLR é contra um barco [um navio, diga-se de passagem] e da Scag... Não lembro mas eles terminam em um chalé nas montanhas.
ResponderExcluirEstaremos disponibilizando as temporadas completas, primeiro. Estamos começando pelas últimas, pois têm legendas em inglês, o que agiliza nosso trabalho.
ResponderExcluirAs pessoas que acham que na Índia é um inferno no trânsito - com toda certeza - não dirigiram no Ceará!
ResponderExcluirPfreire, eu ja assisti o da 612 esdo veyron contra um cessna que tem que levar um trufa acho que pra italia, mas faz mto tempo que nao assisto e nao acho em nenhum lugar. e da SLR eu so ouvir falar, mas nunca vi.
ResponderExcluireste do chalé nas montanhas... deve ser aquele em que o Jezza vai de carro e o Capitão slow e o hammister vão de transportes coletivos até a suiça...
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