Eu não sei o nome apropriado para esses casacos de couro com metade do tamanho de um normal, com golas de pele e grandes bolsos que os vilões vestem nesses filmes ao leste de Londres sobre caras durões, mas, seja lá o que isso for, o Lotus Carlton é o carro equivalente ao casaco. Enorme, curvado e provavelmente muito bravo, é um carro que você se aproxima lentamente e tenta não olhar nos olhos. Eu os adorei quando apareceram em 1990, e ainda adoro. Mas seria muita sorte se você ver um: apenas 950 foram feitos numa produção que terminou em 1992, e foi sorte eles terem sido construídos – a idéia de um carro de “família” custando hoje em dia o equivalente a R$ 250 mil é difícil de acreditar.
Ele podia fazer algo perto dos 290 km/h, e ninguém sabia quão rápido ele podia chegar a 96 km/h, mas cerca de 5 segundos parecem ser a medida mais aceita. É precisamente este tipo de lenda e debate que da um apelo tão arrepiante à ele hoje em dia. É como um unicórnio com um cassetete. O melhor de tudo, a própia existência e a moralidade de um carro de família capaz de alcançar 300 km/h foram debatidos no Parlamento. Isso não o torna muito maneiro?
Não espere ficar de nenhum jeito desapontado com a realidade do carro ao vê-lo ao vivo. Discreto como um guarda-costas armado, ele é simples, sem penduricalhos e elegante. Ele parecia preto, mas na verdade, quando era montado na fábrica da Opel na Alemanha e enviado até Hethel para virar um Lotus, o Lotus Carlton era disponível apenas em Verde Imperial - extremamente parecido com preto, mas de algum modo era um pouco mais legal. Ele foi o sedã de quatro portas mais rápido por anos, mas não é nenhum carro tunado por um moleque, nem não é para nenhum moleque. Ar-condicionado, vidros elétricos, couro – todas as coisas de gângster estavam presentes e corretas – mas essas coisas são levadas por um motor seis-em-linha de 3.6 litros com duas turbinas que fornecem 380 cavalos. Deus, como ele soa bom. E parece simplesmente inacreditável.
Ele é, sem duvida, a coisa mais "derrapante" que eu já dirigi na nossa pista. Sim, isso é subjetivo, mas e daí? Divertir-se em um carro é uma coisa completamente subjetiva, a menos, claro, que você esteja numa corrida. O seis-em-linha entrega sua força da mesma maneira que Vinnie Jones poderia bater sua cabeça na porta de um carro, e a traseira desliza aparentemente por puro capricho, mas sempre mantendo-se respeitosamente atrás da dianteira com receio de que o motor se ofenda e quebre seus dentes. Eu não tinha certeza se o meu sorriso de criança e gritos de alegria combinavam muito com um carro que faria seus vizinhos fugirem de medo pensando que você estava planejando algo maléfico, mas eu não conseguia parar.
No entanto não é uma força de brutamontes – era e ainda é sofisticado. A suspensão traseira semi-independente e multi-link mantêm as coisas sob controle. E é também auto-niveladora, provavelmente para aqueles momentos quando o corpo no porta-malas era realmente grande. Os discos ventilados na dianteira certamente eram bons para a época, e a configuração biturbo significa pico de torque aparecendo pronto aos 4.200 RPM. O câmbio, um manual de seis velocidades de um Corvette ZR1 e a embreagem extremamente pesada são os únicos lembretes da brutal potência deste carro.
Certo, claro que ele ainda está entre nós de certa maneira, com o VXR8 carregando a tocha dos sedãs brutamontes e superrápidos. Mas o Lotus Carlton fez isso primeiro com um grau de surpresa, sofisticação e autoridade que eu simplesmente acho que não tenha sido igualado hoje em dia.
Fotos: Justin Leighton
Fonte: Top Gear Magazine Awards 2011
Tradução: lukinhas.killer
Toda Quarta-Feira, traremos artigos escritos por Richard “Hamster” Hammond, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.
Membros do Clube do Omega CD 4.1 ira adorar este testo do Hammond.
ResponderExcluirOmega???
ResponderExcluirIsso sim é um omega....Na epoca era chamado de Omega Lotus.
ResponderExcluirO posto de sedan mais rápido do mundo pertencia ao Ford Falcon GTHO Phase III, australiano, desde 1971 e ele só foi desbancado pelo Lotus Omega/Carlton
ResponderExcluirQuando vi a primeira foto achei que era um Kadett... Tive um Gsi, carrão... Mas esté... é um monstro!!! Show!!!
ResponderExcluirChupa Vectra BR
ResponderExcluirEsse Lotus Omega/Carlton comprei no Gran Turismo 4 ,massa muito dez,eu só descobri que tinha essa versão apimentada por causa do game LOL
é um belo carro, teria um facil caso tivesse vido para o brasil, pois bem estava vendo hoje uns videos antigos do top gear, e pensei q talvez vcs pudessem traduzilos em seção old top gear, tem uns carros muito bom q valem a pena serem relembrados
ResponderExcluirsonho de consumo...
ResponderExcluirSão planos futuros! =D
ResponderExcluirEsse Lotus Carlton NÃO é um opel omega, muito menos o omega brasileiro que na verdade é um opala velho.
ResponderExcluirUm Lotus Carlton em bom estado custa em torno de £40.000,00
Esse manja...
ResponderExcluirAe amigo, o Carlton nada mais é que um simples omega (esse mesmo que voce ve no brazil) tunado pela lotus. Tudo bem que foi um belo Upgrade, mas nada a mais que isso...
E o Opala NADA tem haver com o omega, seja ele nacional ou europeu. Opala é um projeto nacional que usa como base o Opel Record, mas com mecanica americana...
O Motor do omega é o mesmo do Opala sim, e a carroceria do Carlton é praticamente a mesma do Omega, mas todo o resto é puro Lotus
ResponderExcluiraeiuehaioheaoiheaiuhea eu tb tinha ele no gran turismo
ResponderExcluirAs pessoas costumam confundir pois foi o carro que definitivamente substituiu o Opala no segmento e que também herdou o seu motor 4100, mas apenas isso. Esse motor do Opala também foi trabalhado pela Lotus pra receber um cabeçote novo, injeção eletrônica, e alguns outros componentes internos foram atualizados antes de equipar nossos carros aqui no Brasil. O resto do carro é praticamente idêntico ao Opel Omega, salvo alguns detalhes de acabamento.
ResponderExcluirInternet não serve só para entra no facebook e para ver vídeos, vamos pesquisar aí galera, tem muita gente falando besteira aí.
ResponderExcluirInclusive alguns se esqueceram que o Omega "debutou" no Brasil com o Motor 3.0 (6 cilindros em linha), e só posteriormente foi itilizado o 4.1 "baseado" no 6 cilindros do Opala. E a relação do Omega com o Opala acaba aí.
PS. Cuidado com os erros de portuguê e de digitação, tem hora que até doi ler algumas coisas escritas aqui...
Planos futuros???
ResponderExcluirEita futuro que nunca chega em jaison??
Quem sabe daqui uma década ou duas né??
Exato, e o 4.1 entrou na história pq o seis em linha 3.0 seria descontinuado na Europa com a utilização de um V6 na nova plataforma. Motor V6 que não caberia no cofre do modelo antigo.
ResponderExcluirCom um novo cabeçote, admissão e injeção eletrônica, o 4.1 oferecia mais de 230cv, mas ai quem não aguentava o tranco era o câmbio, então o motor "amarrado" nos 168cv.
O curioso foi que a GM do Brasil anunciou na época que o 4.1 entraria no lugar do 3.0 pois alguns proprietários reclamavam da falta de torque do motor que só era atingindo em rotações relativamente altas se comparados ao do bom e velho Opala, mesmo ambos os motores desenvolvendo a mesma quantidade de Hp, praticamente. Mas na verdade era a solução mais viável pra não deixar o carro que já seria substituído na Europa e recém chegado aqui, defasado.
ResponderExcluirnosso bom e velho omega, só que piorado na estética ....
ResponderExcluirainda vou ter um só pra brincar na pista.
Sem dúvidas era e ainda é um foguete.
ResponderExcluirO texto está completo,mas houve um erro,eu acho que foi do próprio Hammond.
Suspensão traseira semi-independente?
que eu saiba o Omega não é semi-independente.é independente e não é Multilink é por braços arrastados,é um sistema mais simples.aliás eu acho que a equipe TG BR acertou,quem errou foi o Hammond.mas de resto nota 10 e erar é humano.
Sobre o nosso Omega:foi lançado com o motor 2.0 da família II de 116CV e o Opel OHC 3000 de 165CV uma versão seis cilindros do Opel CIH.em outubro de 1994 o motor 2.0 foi subsituído pelo 2.2(que nada mais era um 2.0 alongado) e lógicamente o velho 250-S do Opala preparado preparado pela Lotus com cabeçote de fluxo cruzado,injeção eletrônica e outras alterações gerava 168CV a relação do Omega com o Opala acaba por aí....
Ta achando ruim faz vc mesmo...
ResponderExcluirParabéns turma do Top Br
Omega.. o 3.0 era show!Colava o ponteiro em 250 e rodava tranquilo,muito carro.No 4.1 nunca cheguei a andar.
ResponderExcluiropa, eu traduzi o que tava no texto! sera que não teve diferenças na suspenção? de qualquer maneira vou dar uma revisada no texto e qualquer coisa aviso o jhon e ele altera!
ResponderExcluiraliais bela caranga o Carlton ein, essas imagens de power slide tão lindas! Me parece que o Omega vai voltar né?
[]s
belo omega o melhor do melhor do mundo
ResponderExcluiraqui na minah cidade tem um kadett gsi conversivel pra vender quer comprar ?
ResponderExcluirTa achando ruim faz vc mesmo… [2]
ResponderExcluirmas cavalos de potencia não tem nada haver com torque, são coisas distintas.
ResponderExcluirmesmo motores com potencias idênticas podem ter mas torque ou ate menos, varia de sua estrutura e construção.
Estamos acompanhando.......
ResponderExcluirJaislan, tomara que vocês consigam postar alguns episódios antigos, pois o trabalho de vocês é muito bom mesmo! Parabéns à equipe TGBR!
ResponderExcluirGraaaaaaaaaaande Ômega Lotus! (Para o resto do mundo)
ResponderExcluirAté seu hermano tupiniquim era PHODA com seu motor de caminhão modernizado do Opalão / Diplomata. Realmente foi o Ômega dos grandes carros brasileiros que, depois do fim deste, ficaram médios.
Como VOLTAR?
ResponderExcluirNunca saiu de linha aqui no Brasil, somente foi cancelada a produção em 99, passando a ser importado.
Lembrem-se que Omega também tinha uma versão com motor 2.0
ResponderExcluirBom dia amigos, eu como ilustre membro do omega clube do brasil e proprietario de um cd ano 97 nao tenho palavras para expressar o quanto e gradioso este carro simplesmente abosoluto!
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