Realmente não é a fórmula para um motor com ótima sonoridade; não é um bruto rugido de um V8, não é uma sofisticada turbina de um V12 ou um denso e barulhento boxer 4 cilindros.
É um seis em linha: seis cilindros alinhados um perto do outro. E é feito pela BMW, que está longe de ser a mais extravagante das montadoras.
E ainda assim, esse seis em linha de 3.2 litros, que produz 329 cavalos e 35,3 kgf.m de torque, faz uns dos melhores sons já feitos.
É um som musculoso, tenso e grosso, mas eficiente. Ele sugere músculos flexionados e uma funcionalidade inteligente e eficaz. E essa simplicidade e clareza é o que faz a BMW Z3M Coupé ainda se destacar, mesmo 13 anos após ser lançada.
O apelido de "Breadvan" pegou por uma boa razão - tem um toque de van, não só na forma do carro, mas, talvez mais significativamente, na sua simplicidade.
É igual ao Z3 roadster a partir da coluna A, mas não está repleto de acessórios - até mesmo um rádio era opcional quando ele foi lançado antes de virar um modelo M em outros países, em 1996.
Mas essa forma de cupê foi feita pra ter uma carroceria mais rígida, o que permitiu os engenheiros da BMW firmarem mais a suspensão, portanto esta coisa parece querer ser levada a sério no momento em que você anda com ela.
A tração traseira e a força linear desse indescritível e formidável motor resultam em uma coisinha que gosta de fazer drift, feliz em derrapar de lado. Mas a curta distância entre-eixos significa que ele também é arisco - eu rodei mais de uma vez.
Isso acrescenta a um carro muito agradável de dirigir rápido, e que embora não vá lançá-lo numa carreira como piloto, tem muita coisa para ensinar a quem quiser aprender.
Combinando aquele som do motor, as respostas do volante e aquela suspensão mais firme, você nunca se cansaria de treinar com esta coisa.
Sua enorme confiabilidade e consistência garantindo que pode tomar qualquer informação que ele passe à você como fatos, e não como uma indicação de que ele irá pregar-lhe uma peça na volta seguinte.
Mas ele também está longe de ser algum carro exclusivo e especial para track-days. Pense nisso: o formato permite a você afirmar que ele é muito prático. A relativa simplicidade aliada à qualidade na fabricação da BMW resultou num carro longe de ser frágil.
Os preços caíram até o máximo que podiam agora, e o único caminho que eles podem ir, eu diria, é para cima, então a depreciação não vai ser um problema.
O interior é, simplesmente, uma obra-prima de design e construção. O painel é envolvente, tudo no lugar certo e vai durar mais que o Lake District ao longo do tempo. É difícil encontrar falhas nele, seja como um carro para o dia-a-dia ou como um carro para track-days.
Poderia ser pela sua simplicidade, mas isso é uma coisa da personalidade, e eu gostei muito dele. Não é provável que vire um carro para ficar junto com os Bentleys clássicos dos grandes colecionadores, no entanto.
Mas como um carro que faz tudo e que aceita uma condução rápida, viagens longas, idas às lojas de bricolagem, impressiona seus amigos e mantém seu gerente do banco feliz, eu digo que ele é incrivelmente imbatível.
Fonte: Top Gear (17/10/2011)
Tradução: lukinhas.killer
Revisão: John Flaherty
Toda Quarta-Feira, traremos artigos escritos por Richard “Hamster” Hammond, falando sobre vários tópicos, quase todos sobre carros. Fiquem ligados.
_esse carro é top de linha esse modelo já passou a contar com o motor S54 o msm q equipa as M3 e46 porem são 343hp!
ResponderExcluirDirigi um M Roadster e digo que esse carrinho é impressionante, pena que não foi feito para pessoas altas (tenho 1,93m e fiquei todo espremido) e a minha sorte é que é conversível e minha testa ficava pra cima da barra do para-brisa, mas é um canhãozinho mesmo.
ResponderExcluirdesque eu saiba é uma M coupe ñ uma Z3M se eu estiver errado me avisem
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