O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, gosta de falar sobre fazer Ferraris diferentes para tipos diferentes de clientes da Ferrari, mas quando se trata dos enormes modelos GT com motores V12 frontais, as brincadeiras terminam. Conheça a novíssima F12 Berlinetta, e se o nome não tem toda a "resplandecência" que esperamos de Maranello, todo o resto dela irá deixá-lo de boca aberta. E possivelmente surdo também.
Veja mais fotos da nova Ferrari F12
Assim como a 599 GTB Fiorano que ela irá substituir, a característica especial da F12 é seu colossal motor V12. É uma versão retrabalhada da unidade que fez sua estréia na FF, e possui os mesmos 6.262 cm³ de cilindrada e configuração em 65 graus, mas sua potência foi aumentada em aproximadamente 82 cavalos (740 cavalos), e ela produz 70.37 mkgf. Em outras palavras, a F12 é a mais potente Ferrari de série já feita. Acrescente um peso constante de 1.525 quilos e dá para imaginar o tipo de performance que esta coisa possui: 0 a 100 km/h em 3.1 segundos, 0 a 200 km/h em 8.5 segundos, e uma velocidade máxima de 340 km/h. Ou seja, ela é bem rápida. Rápida o bastante, na verdade, para percorrer a pista de testes de Fiorano em 1 minuto, 23 segundos, um tempo mais rápido que o de um supercarro como a Enzo, tornando-a a Ferrari de série mais rápida a andar no famoso circuito.
Ela também é muitíssimo sofisticada. Possui um chassi "spaceframe" inteiramente de alumínio, que combina 12 tipos diferentes de ligas para reduzir o peso e aumentar a rigidez estrutural em 20%. E apesar do motor V12 ser montado na frente, a F12 possui uma ótima distribuição de peso, 46% na frente e 54% atrás. O centro de gravidade foi abaixado, e o motor, interior e assentos estão posicionados 25 milímetros dentro do chassi. Uma nova configuração da suspensão traseira e o eixo de transmissão redesenhado também ajudam a reduzir o volume na traseira da F12. É um carro menor e mais musculoso que a 599, um carro que poderia parecer um pouco grande demais para ser guiado confortavelmente por uma típica estrada secundária britânica, quando você não estivesse desfilando com ela por Mônaco.
O CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, está confiante que a Ferrari irá manter-se à este formato V12, apesar da crescente pressão dos ambientalistas pela mudança para uma configuração turbinada e menor. Ajuda o fato da F12, além de ser mais potente que sua predecessora, ser muito mais eficiente - ela usa 30% menos combustível e impressiona o fato de seu V12 com 740 cavalos emitir 340 gramas de CO2 por quilômetro. A transferência de tecnologia da F1 para as ruas da Ferrari é bem eficiente, e o carro novo possui uma aerodinâmica excelente. Duas características se destacam: a primeira é algo chamado Aero Bridge, que desvia o ar do capô da F12 direto para as laterais do carro para aumentar a downforce. E tem o Active Brake Cooling, que abre pequenas aletas nos dutos de resfriamento dos freios a altas temperaturas para reduzir o arrasto. Existem 5 aberturas embaixo do carro, e estas várias inovações evitam que o formato do carro seja maculado por uma descomunal asa traseira.
Além disso, o carro novo possui a mais recente evolução dos freios de cerâmica e amortecedores magneto-reológicos da Ferrari, e uma arquitetura de chassi com um circuito totalmente integrado que gerencia habilmente o diferencial eletrônico, os controles de tração e de estabilidade, e o ABS.
Por dentro, o volume da cabine da F12 foi deliberadamente "enxugada", e a configuração do painel é bem mais moderna. Fique à vontade para julgar o estilo do carro: é uma Ferrari nova, o produto mais recente da parceria entre o Centro Stile da Ferrari e a Pininfarina, e o debate na internet com certeza irá continuar por semanas. Mas pense na F12 como uma mistura de 458 Italia e 599 GTO, junto com o espírito "playboy" de uma Ferrari V12 GT, e temos plena certeza que você não ficará desapontado quando uma passar por você.
Fonte: TopGear.com
pra mim, é mesma coisa q a FF, soh q tunada, pra competir com o aventador.....
ResponderExcluirmas, o aventador pra mim, vai ser sempre melhor
2
ResponderExcluirAcho que ela se encaixa na categoria coupê, mais um bem potente !
ResponderExcluirMEO DEOS! Que coisa linda! :O
ResponderExcluirFalou besteira, a FF é mais "família" Essa ai ta parecendo um corvette Stringray bem de longe, por causa das formas
ResponderExcluirA traseira é uma releitura da 275 GTB.
ResponderExcluirAté a luz de ré.
http://www.gaboos.com/wp-content/uploads/2011/07/Ferrari-275-GTB-Shortnose-Front-Rear-View.jpg
Desempenho, nota 10. Visual, nota 7. Não consigo gostar da traseira, e essa grade parece que está de aparelho. Aventador me parece ainda mais atraente.
ResponderExcluirtbm achei esse parachoque meio estranho! quanto ao resto, nada a dizer, nota 10 tbm!
ResponderExcluir[]s
Do parabrisa para tras, parece um corvette anabolizado... a lateral remete ao antigo BMW Z3 coupé; e a frente a 458...
ResponderExcluirNao to gostando dos ultimos lançamentos da ferrari. Ainda continuo gostando da F355. que no meu ponto de vista é uma das mais belas dos ultimos 20 anos.
Nao sei porque resolveram fazer esse tipo de desenho, tipo um hatch.
Sei lá mas para mim, tem muito BMW nessa Ferrari.
Fico com a Lambo sem pensar duas vezes!!!
Achei Linda!
ResponderExcluirAgora, será que só eu enxerguei as linhas da Masserati no design??
De início eu pensei que era um carro GT grande como a FF. Já pensei que não daria certo, um carro GT com mais de 700 cv, deixa isso pra bugatti msmo.
ResponderExcluirEssa ferrari, na minha opinião, não é um GT grande pois o espaço trazeiro foi bem reduzido.
Acho que a ferrari teria que fazer um carro com essa potÊncia só que de dois lugares como a 458. Carro grande igual essa f12 não anda bem como um pequeno e não tem muito conforto como a ff.
Conclusão, vai ser mais uma "imprestável" 599. Não carrega emoção de um superesportivo nem o conforto de um sedan de luxo.
É véro....
ResponderExcluirEla lembra mto o estilo do, Alfa 8C Competizione.
ResponderExcluirMas é uma Ferrari. Ande em uma que pernas abrirão em seu caminho! hehe
ResponderExcluiro estilo da f12 berlinetta é baseado na ff.porem ela se destaca pelas formas musculosas como os carros americanos em especial o corvette.ela é mais que a sucessora da 599 gtb fiorano,ela é uma nova filosofia da ferrari. só fauta introduzir o dowsinzing em seus motores.ao inves de v12; desenvolve um v8 biturbo. mas ferrari é ferrari.
ResponderExcluirAventador com motor centra/traseiro, vai competir com a futura F70 e não terá chance.
ResponderExcluirA Lamborguini não possui esse tipo de carro com motor dianteiro, muito menos tecnologia de F1.
O Aventador parece ser um ótimo carro, mas não tem o esmero e a tecnologia de fabricação de uma Ferrari, mas para quem gosta de carro com peças VW/Audi espalhadas num superesportivo...
Pior são as bibas que vem reclamar dos V12 e pedir downsizing em superesportivos... hahahahah Nunca deve ter escutado um V12 a 8000RPM!
Enfim, acelera teu uninho mille lomba abaixo e seja feliz! E para de pisar no freio biba!!!
Fizeram a mesma cagada que fizeram com a 458, ou você vê o GPS ou você sabe a sua velocidade.
ResponderExcluirNão acredite em tudo que o Jeremy fala. Você consegue ter o GPS e saber sua velocidade, tanto na 458 Italia, na FF como nessa F12 aí. ^^
ResponderExcluirOK OK... Você puxa brasa para a fogueira da Ferrari, beleza tem seu direito de fazer isso. Mas falar mal da VW/Audi é no mínimo ignorância. Pois ela está no mesmo nível da BMW e Mercedes, sendo que é bem mais nova que essas duas e a fusão entre elas também não é muito antiga não. E outra quem salvou a Lamborghinni da Bancarrota foi a Audi, se não fosse pela alemã o lamborghinni tinha acabado na época do Diablo. Só aqui no Brasil a VW é relapsa, mas isso é mais culpa do povo e do governo que da montadora. Infelizmente quando estávamos as beiras de "uma grande mudança" em preço e qualidade dos carros nacionais, devido a concorrência e sua qualidade-oferta-preço dos carros importados, o governo fez o favor de jogar água fria, aí você já sabe né? E vai piorar, pois agora é a vez do México entrar na dança da Dilma.
ResponderExcluirQuanto ao downsizing que outro comentou você não precisa pegar pesado né?
Pois você sabe muito bem que um V8tão turbinado como no BMW M5 2012 não faz feio não heim? Cada um é o que é e gosta do que gosta. O que seria do doce se não existisse o amargo??
E Ferrari meu velho é boa, bonita e famosa; mas aqui no Brasil as pessoas a superestimam, quando compram acabam percebendo que o buraco é mais embaixo. Aí se foram algumas milhas. Sem contar que um modelo desses não vem para o Brasil por menos de R$3.000.000,00
Pode apostar.
Com essa grana prefiro uma embarcação de luxo.
Pior que é isso mesmo, ela tem dois visores de velocidade. Vide 4 Rodas que fez matéria completa sobre a 458.
ResponderExcluirbonita mas sei la tem quase o ms designer da ff e da 458
ResponderExcluirRealmente um Carro v12 com 740cv que faz de 0-100 em menos de 3,1s, não tem emoção kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirFalando nisso já que vc andou na nova Ferrari, vc ficou sabendo alguma coisa sobre a nova F60???? valewww