Rolls Royce Corniche
Em 1981, alguém ficou um tanto louco. Mais especificamente, Thierry de Montcorgé - ele apostou com amigos que poderia correr no rali Paris Dakar com um Rolls Royce. E ganhou a aposta com isto - uma versão cupê do mesmo carro que serviu ao James tão bem na Índia.
Mas o carro de Montcorgé era um pouco mais leve. A carroceria pesava só 80kg (era uma versão do original porém feita em poliéster), tinha uma estrutura tubular feita sob medida, sistema 4x4 de Land Cruiser e um V8 5.7 Chevrolet.
Apesar de ter sido desclassificado devido a reparos que demoraram muito para serem concluídos, o Rolls de rali terminou a prova.
Mercedes-Benz 450 SLC
Deparando-se com um concessionário Mercedes em 1984, todos os carros expostos, seria normal que você escolhesse como base para preparar o seu bólido do Dakar, um utilitário da classe G. Mas Jochen Mass e Albert Pfuhl não. Ambos foram de cara no cupê de perfil baixo SLC. Um V8 de 4.5 litros.
Desnecessário dizer que ao invés de servir como uma luva, o SLC, apesar dos esforços, não se deu bem com os buracos do deserto. Mass terminou em 62º lugar e Pfuhl conseguiu o 44º lugar.
Ambiciosos demais.
Citroen DS
O piloto francês Bertrand Roncin não foi tão tolo em correr com um DS no Dakar em 1981. Se a robusta suspensão hidropneumática do Citroen podia absorver um campo arado na manha, por que não o deserto africano?
Ele estava certíssimo - o carro adaptado foi até o fim da prova, mesmo tendo sido montado num fundo de quintal. Claro que foram feitas algumas modificações - a suspensão foi elevada, o curso encurtado em 70 cm e os fluidos originais trocados por óleo de motor.
Porsche 959
Unir superesportivos e areia é uma coisa impensável. Mas a Porsche tinha uma estratégia - eles queriam utilizar o seu 959 numa corrida para desenvolver a tecnologia de tração integral para o modelo de rua.
Só isso não seria má idéia. Eles começaram com o desenvolvimento de três carros em 1985 mas ao invés dos motores bi turbo, pegaram o 3.2 litros aspirado de 230 cavalos do 911 Carrera. Todos os três abandonaram por problemas mecânicos.
No ano seguinte eles voltaram com três carros que estavam próximos das especificações de produção - levaram a primeira, segunda e quinta colocações. Conseguiram.
Renault 4
Pegue uma grande parte da África e coloque um Renault 4. Em seguida, tente ir rápido. Parece burrice, né?
Não é.
Este "Renaultzinho" foi usado pelos irmãos Claude e Bernard Marreau, e acabou levando o segundo lugar no evento de 1979.
Culhões. Estes caras tinham muito.
BMW Série 1
Não. Este não é um protótipo de BMW X1 saindo do forno. Isto pertence a um francês lunático chamado Pascal Boutet e foi construído para competir no Rally Dakar de 2008.
Percebe-se que não é uma Série 1 normal - por baixo da carcaça de fibra de vidro, há uma mecânica 4x4 de primeira e um seis-cilindros BMW diesel de 3 litros.
Velocidade máxima? 183 km/h por hora na areia. Nós também queremos um, por favor.
Peugeot 405
Pode ficar de queixo caído. Este é, sem dúvida, o Peugeot 405 mais maneiro que você já viu na face da Terra.
Além de estrelar o melhor vídeo do YouTube em todo o Universo, também se mostrou muito bom durante o Dakar. O insano carro com um motor central de 400 cavalos venceu o rali em 1989 e 1990.
Nós realmente queremos um deste, por favor.
Jules Proto 6x4
Esta coisa é a soma de muita esquisitice. Foi patrocinada pela fragrância Jules de Christian Dior (tal como o Rolls Royce off-road), tinha seis rodas, um motor Chevrolet 350 V8, câmbio Porsche, tração integral e seis rodas.
Ele correu na prova de 1984 e abandonou após o chassi quebrar. Pena.
Jaguar XJ6
Isto. É. Demais. É um velho Jaguar XJ6 capenga com um motor V8 Rover e um chassi de Range Rover.
Ele correu em 2002 pela equipe holandesa Amtra Concepts. E nós os saudamos.
Lamborghini LM002
Tá legal, esse de certa forma não conta - o off-road da Lamborghini nunca largou no Paris Dakar. O que é uma pena, pois tinha um monte de equipamentos bem legais.
Tinha um motor ajustado com 600 cavalos, escape de livre fluxo, suspensão preparada e os vidros foram trocados por plexiglass, mais leves. Entretanto, a Lamborghini ficou sem dinheiro e cancelou o projeto. É, realmente um bando de estraga-prazeres.
Tradução: Wagner Suhadolnik
Fonte: Top Gear
Só caranga massa! Gostei do 6x4, já vi uns vídeos de carros desse tipo no youtube. E o da lamborghini ali parecia ter futuro. xD
ResponderExcluirHahaha, Renault 4, isso que é coragem, eu só iria de Bowler Nemesis xD!!
ResponderExcluirNo texto do 6x4 repete 2 vezes que tem 6 rodas, tirando isso, tudo nos conformes xD
ResponderExcluirok :D
ResponderExcluirRapaz, eu ia com o irmão africano da Hummer (Marauder), claro que preparado e sem toda a blindagem .
ResponderExcluirEstava assim no texto. Apenas para deixar bem claro, eu acho. :P
ResponderExcluirPutz, se não der pra passar pelo lado vai por cima né haeuhauehauehaueh!
ResponderExcluirMuito bom o post, o Série 1 parece muito bom.
ResponderExcluirPS.: o mural de avisos ficou muito bom, estou ansioso pelo especial Índia. Até amanhã.
1. Acochambrar um Chevy V8 num Rolls Royce é uma heresia sem tamanho. O cidadão que fez isso deve estar até hoje queimando no fogo do inferno.
ResponderExcluir2. Esse Lambo LM002 usava o mesmo V12 do Countach... duvido muito que aguentasse o rally inteiro no pau.
Pelo que parece a Jules só patrocina projeto maluco, vou apresentar meu projeto de Uno Dakar para eles xD, Unera preparadão 4x4 com um motor V8 xD
ResponderExcluirPeço para que façam um outro Upload do Especial América do Sul é um dos que eu mais assisto ai fica travando com aquele servidor .
ResponderExcluirfaltou o lada niva
ResponderExcluirQUÉ ISSO JOVEM ATÉ COLOQUEI QUÉ PQ TA MUITO ESQUISITOOOO
ResponderExcluirCaramba vc só reclama, agradeça pelo trabalhos da turma TGBR antes de tudo
ResponderExcluirjaislan pf me passe +ou- a hora q vcs vão mandar o especial da india pq to a mais de 4 HORAS dando F5 pra ver qd q vcs mandam to desesperado pf me passe
ResponderExcluirjaislan, não teria como já publicar a legenda separada do especial da india ao inves de esperar upar no megavideo? desde já, obrigado.
ResponderExcluirToda vez que fala em Paris-Dakar, me lembro do Ari Vatanen de Peugeot nos anos 80. Teve um ano que a vantagem dele era tão grande, que ele escolhia um lugar para parar e jogar golf no deserto, mas roubaram o carro dele em um hotel e não encontraram o carro a tempo, uma pena.
ResponderExcluirSerá que o Jag terminou a prova?
ResponderExcluirDuvido muito, mas foi bem ambicioso... Se realmente conseguiram merecem uma medalha!
Excelente artigo, gostei de relembrar a história dos 4x4, ou 4x6 ;)
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