Fonte: Top Gear e The Guardian
Se vocês se lembram, a Tesla Motors está processando o Top Gear por difamação, algum tempo depois de Jeremy Clarkson ter testado o Tesla Roadster, e ter dado uma avaliação negativa sobre ele. Bem, parece que a Nissan também não vai ficar calada.
O Nissan Leaf não mostrou ter uma autonomia muito grande, além de demorar muito para recarregar completamente. Além disso, hoje em dia é difícil encontrar um posto de recarga para um carro elétrico, diferente de um posto de gasolina. Esses problemas não são um mistério para ninguém, contanto que saibam pelo menos um pouco sobre o assunto. Mas a Nissan se sentiu ofendida e humilhada pelo programa britânico, ao evidenciar essas dificuldades. O argumento da Nissan é que o carro não estava com 100% de carga antes do começo do teste, e que o teste era "enganoso".
Andy Wilman, produtor-executivo do programa, postou uma resposta no blog do Top Gear, afirmando que:
1. No filme, nunca afirmaram que iriam testar a autonomia dos carros, que nunca iriam alcançar a autonomia indicada pela montadora, e que eles chegariam ao destino com apenas uma carga.
2. Nunca disseram qual era a distância da viagem, o ponto de partida ou há quanto tempo eles estavam andando. Ou seja, nada relacionado à autonomia dos carros.
3. O carro tem um software que permite à Nissan monitorar o carro a distância, algo que os produtores do programa tinham conhecimento. Então, o Top Gear não teria como "fingir" que o Nissan tenha ficado sem energia, mesmo porque, segundo Wilman, "não tínhamos nada a esconder".
4. O intuito do teste era checar se os carros elétricos realmente poderiam funcionar no mundo real, verificar as vantagens e desvantagens dos ditos substitutos dos carros a gasolina.
Ainda de acordo com Wilman, no site britânico da Nissan, fala-se muito sobre as vantagens da recarga rápida, mas nada é mencionado sobre a desvantagem de várias recargas rápidas, que podem reduzir muito a vida útil das baterias. Ainda de acordo com o site, as baterias ainda teriam 80% de sua capacidade total após 5 anos de uso. No entanto, vários especialistas da indústria produtora de baterias afirma que, quando uma bateria possui 80% de capacidade total, ela chegou ao final da sua vida útil, algo que o site da montadora japonesa não menciona, e, no entanto, a Peugeot segue essa afirmação da indústria de baterias.
Por fim, Andy Wilman afirma que o programa rejeita as declarações de que enganaram os espectadores quanto à recarga e a autonomia do Nissan Leaf, e que se mantém firmes quanto aos resultados mostrados no teste.
Parece que a Nissan está sozinha nesta, pois a Peugeot, até este momento, não havia se pronunciado a respeito do teste, ou mesmo se ela iria dizer algo a respeito.
Engraçado que, apesar de tudo que foi dito, parece que o povo britânico ficou bravo mesmo porque Clarkson e May estacionaram seus carros em vagas para deficientes. Rapidamente, Andy Wilman, em nome do programa, pediu desculpas pelo fato, mas afirmando que eles receberam permissão do dono do estabelecimento para usarem as vagas, e que, se chegasse um deficiente físico de carro, eles iriam retirar os carros imediatamente.
Eita mundinho estranho, não?
Se ferrou Nissan! uahauhauhauahuah
ResponderExcluirPelo que conheço da cultura britânica, estava na cara que toda a atenção iria cair sobre eles terem estacionado os carros em vagas exclusivas para deficientes físicos, isso é típico deles mesmo! Era tão óbvio isso, que assim que soube da repercussão que isso causou, o produtor do programa já foi corrigir o "erro" como se já soubesse que iria ocorrer! hehehe
E sobre o ocorrido com a Nissan: Não adianta, este é o "estilo TopGear" de ser, eles jamais irão mudá-lo, doa à quem doer. Se o carro for bom, elogios virão, mas se o carro for ruim... vish... melhor sair de perto de um certo Jemery Clarkson porque lá vem chumbo dos grossos!! uahauhauah Ele não perdoa nada! NADA!!!
E é exatamente este estilo que faz o programa ganhar mais e mais fãs todos os dias!! ^^
A Tesla motors não esta processando a BBC por que o TopGear deu "uma avaliação negativa" e sim porque os apresentadores mentiram sobre o carro ter falhado durante o teste.
ResponderExcluirQuando eu vi que eles fariam teste com carro elétrico eu sabia que iria ter polemica. Por isso não me surpreendo, mas também não acredito nos testes factuais o programa vale pelo humor e pela emoção que transmite.
O povo inglês se revolta com o desrespeitos aos direitos do cadeirantes, aqui no Brasil ninguém esta nem aí. País civilizado é outra coisa.
cara,eu seu montasse,construisse um carro do zero e o top gear testasse e falase que era ruim,eu ficava feliz,tenho um puto respeito,depois de uma puta mae,mais não vem ao caso,pelo Top Gear,depois que eu conheci o programa,Auto Esporte,Vrum,Auto + e outros eu nem vejo,se ta passando na tv,eu vejo a turma do Didi mais não vejo eles.
ResponderExcluirEngraçado, a Nissan não mostrou sinal de vida quando o Jeremy fez uma porrada elogios sobre o GTR testado a algumas semanas, mas foi só fazer algumas criticas a um modelo que realmente não vale nada que eles caem matando.....
ResponderExcluirInteressante que eu não me lembro de ter visto a Nissan falar alguma coisa quando viu seu GT-R 2011 ser ovacionado pelo Clarkson, ter pulverizado o Jag XKR-S, qdo no mesmo dia o Godzilla foi um dos mais rápidos a cravar o tempo na pista do programa. Qdo são coisas boas todos gostam mas se vem uma crítica é pq a culpa é de quem fala né lasca mesmo
ResponderExcluirNão adianta nada. É um ponto em comum entre os 3 apresentadores a opinião de que os carros abastecidos por baterias não tem futuro. Aliás, qualquer pessoa que conhece um pouquinho a história do automovel vai concordar com eles. Teve um episódio em que o James May vai a California testar o Honda Clarity, elogiadissimo por sinal, e afirma que usar um carro passa mais tempo recarregando do que rodando é um retrocesso. Trata-se do episódio 7 da temporada 12:
ResponderExcluirhttp://www.finalgear.com/shows/topgear/12/
Eles são os legítimos "petrolheads" não adianta, enquanto não existir um carro elétrico que seja melhor que um a combustão em todos os sentidos eles não vão para de zuar! E acho que está bem difícil isso acontecer...
ResponderExcluir"Quando eu vi que eles fariam teste com carro elétrico eu sabia que iria ter polemica"
ResponderExcluirMais não havia nenhuma dúvida! É por carro elétrico na mão do Jeremy que vira polêmica e processos pra BBC!!! uahuahauhauahua
"O povo inglês se revolta com o desrespeitos aos direitos do cadeirantes, aqui no Brasil ninguém esta nem aí. País civilizado é outra coisa"
Infelizmente é assim mesmo que acontece, como disse no comentário acima, eu já até sabia quando vi o episódio que iriam falar disso, lá eles não deixam barato não. "País civilizado é outra coisa", bem colocado.
Putz! Bem lembrado!!
ResponderExcluirMesmo que estes tais carros existissem, acho que eles não mudariam de opinião!! =O hehe
ResponderExcluirEles odeiam os carros elétricos em simplesmente todos os sentidos! Este conceito bate de frente com o que eles mais idolatram, "a máquina carro", no seu mais puro sentido de ser.
Eu duvido muito que algum dia eles mudarão de opinião! kkkkkkk
A nissan pode criar comerciais "falsos" em cima de carros de outras marcas, mas não pode receber um comentario negativo sobre a mesma, isto é injusto, mesmo não tendo ocorrido o informado por ela, eles fazem mer#@$ e não querem que os outros falem das besteiras deles a VSF nissan, pra mim hj em dia o unico nissan que eu teria (leia se tivesse muita grana) seria um GT-R R35(vulgo godzilla)!
ResponderExcluirÉ como disseram à alguns comentarios acima, ninguem viu a nissan elogiando o programa por ter feito um teste bem sucedido no godzilla, é a nissan caiu no meu conceito depois dessa.
ps: desculpem o texto enorme é que deu raiva!
ps2: continuem postando videos, voces são demais, parabéns pelo trabalho!
O ponto não é esse. O que eles odeiam é a idéia de um carro que consegue rodar por 2 ou 3 horas e leva 8 horas pra reabastecer. É um retrocesso, com afirma o James May. Mas ele mesmo testou o Honda Clarity (S12E07) e todos ficaram impressionados, pois o carro é de tamanho médio e usa motor elétrico, só que no lugar de 1 toneladas de baterias ele tem um motor de hidrogênio como gerador de força. É fantástico. É o futuro ...
ResponderExcluirRealmente quem entende um pouco da historia do automovel ,sabe que carro eletrico não deu certo à cem anos atras e provavelmente não dará certo nos proximos 10 ,20 anos.
ResponderExcluirIsso devido a tecnologia atual e não por que carro eletrico nao presta ou é uma bosta ou sei la o que
Se carro eletrico realmente nao for o futuro porque tantas marcas famosas gastam milhoes e milhoes com os mesmos ?
Poneis malditos, poneis malditos venha com a gente atola!!!!
ResponderExcluireh cada comercial hahaha
Não faz sentido a Nissan reclamar, eles não criticaram o carro em si, mas sim as baterias, que todo mundo sabe que atualmente não suportam muita energia e demora muito pra ser recarregada, além de ter prazo de validade curto e serem muito caras. Então, ao invés de reclamarem, poderiam investir na pesquisa de melhores baterias.
ResponderExcluirEu acredito e muito no Honda FCX, fiquei impressionado, pois imaginei como que as montadoras ainda não migraram para este tipo de plataforma e esquecerem de vez os movidos a bateria. E como o próprio James disse na matéria, o hidrogênio é a matéria mais abundante no universo.
ResponderExcluirEu sou um PetroHead e não gosto muito da idéia de carros totalmente elétricos. Já imaginaram o som de uma Lamborghini ou um Ferrari movidos a eletricidade?
ResponderExcluirO Jeremy até elogiou o carro, dizendo que gosta e que é bem confortável =D
ResponderExcluirO hidrogênio sim é o futuro... Mas um pouco distante... hoje ainda se gasta mais recursos e dinheiro pra produzir o hidrogênio limpo do que para produzir petróleo.
ResponderExcluirImagine, não faz sentido eu queimar gasolina para gerar hidrogênio... mas é exatamente isso que os carros híbridos de hoje fazem! Fora outras questões como armazenamento e distribuição em larga escala...
não percebo porque reclamam deve passar um deficiente nesse restaurante 1 vez por mês e ainda sobra um lugar
ResponderExcluiros lugares para deficientes só o são porque estão mais perto da entrada mas o estacionamento esta vazio pelo que se vê e à lugares ao lado se fosse preciso
as pessoas não perceberam que ele pararam ali apenas para fazer as filmagens, pois naquele lugar, os carros ficariam parados na frente do estabelecimento. E proporcionariam um bom angulo de filmagem.
ResponderExcluirNão sei o porque que não passam a investir no Alcool ao inves de ficar perdendo tempo com estes carros eletricos. O Alcool dos combustiveis é o que menos polui. Ja os carros eletricos enquanto a tecnologia das baterias não atingir um patamar de tempo de recarga e autonomia que seja equivalente ou proximo de um carro normal eles não seram bem aceitos na sociedade, hoje em dia tempo é dinheiro!. Se na europa cujo muitos paises são do tamanho de estados do nosso Brasil ja não compensa, imagina voce no Brasil com um carro eletrico tendo que viajar de um estado para o outro.
ResponderExcluirEssa é a desculpa q eu usaria também... Mas conhecendo o humor de Clarkson e da equipe do Top Gear, acho mais q eles pararam ali pra fazer o trocadilho de que os carros são deficientes!
ResponderExcluirJá pararam pra pensar o quanto se polui e o quanto se gasta de recursos naturais pra produzir um novo carro elétrico minimamente aprimorado, a cada ano? Fora que tem as baterias que são super poluentes e exigem cuidado com o descarte...
ResponderExcluirPra mim isso tudo não passa de marketing!
uahuahauhauahauhauhauha
ResponderExcluirEu odeio essa propaganda!!!!!! kkkkkkkkkkk
uia.. Boa interpretação!!! Não tinha parado pra pensar por esse lado!! xD
ResponderExcluirMensagem subliminar no TopGear!! uahauahuaauh
Nesse mesmo episódio, as argumentações do Jay Leno são perfeitas ...
ResponderExcluirO problema da célula a hidrogênio é o custo, por mais que o hidrogênio seja o elemento mais abundante, ele sempre está associado a algum outro elemento, como no caso da água, e a separação da água em dois hidrogênios e um oxigênio é um processo caro, acho que por isso não vai pra frente...
ResponderExcluirO caso do alcool ja foi bastante debatido décadas atrás. A conclusão mais óbvia é que não se deve usar terras férteis pra produzir combustivel. E não há muita terra agricultável sobrando no mundo. Outra conclusão é que uma monocultura voltada pra produzir combustivel seria implementada de forma perversa e irresponsável, esgotando o solo. Logo que a área é abandonada vira semi-arido. Não há minima duvida quanto a isso ...
ResponderExcluirAcho que o top gear tem tanta audiência é devido eles serem muito críticos e não deixar nada "passar batido".
ResponderExcluirBem dito ja por muitos a Nissan hoje em dia faz um dos melhores carros do mundo o monstruoso GTR k arregassa muitos carros com muito mais cavalos e cilindrada nao sei porque e que eles se preocupam com o que dixem sobre um carrito electrico que eles fazem
ResponderExcluirNem eu!!!!!
ResponderExcluirBem, mas o álcool (assim como o biodiesel e o biogás) pode ser produzido a partir de algas, que também podem ser cultivadas em "tanques", o que elimina esse problema. :)
ResponderExcluirSe ferrou mesmo,quem mandou nos apurrinhar com aqueles Poneis Malditos!
ResponderExcluirMas não adianta remediar, passar 12hrs recarregando para poder usar entre 1 ou 2 é "andar pra traz ". Ainda apostaria no híbridos, ta bom que podem dizem que gastar petroleo pra recarregar as baterias não adianta, mas como maior parte do gasto do combustivel está na aceleração e ainda poder ter a ajuda do "kers", acredito que está seja a solução mais REAL no momento.Eu mesmo teria um CR-Z.
ResponderExcluirConcordo, eu tbm aposto nos híbridos, e como vc disse, "gastar petróleo pra recarregar as baterias", mais o petróleo que se gasta pra isso é pouco !
ResponderExcluirQue tal a criação de um forum para a discução sobre automóveis, aguardo resposta !
ResponderExcluirQuem quiser entrar em contato:
e-mail: leohecth@gmail.com
msn: leohecth@hotmail.com
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/top-gear-legendado-da-semana-aventador-carros-eletricos-e-ex-combatentes
ResponderExcluirEu tentei a sorte nesse:
ResponderExcluirhttp://jalopnik.forumeiros.com/
o que não concordo é que em todos os testes de carros elétricos eles esperam as baterias chegar ao fim para depois pensar onde reabaster. Ninguém que usa um carro hoje a gasolina, alcool ou diesel espera o combustivel acabar para pensar em qual posto abastecer. Quando o tanque chega a 1/4, já paramos em um posto. Se o mesmo raciocinio fosse usado nos testes com carros elétricos, nenhum deles, seja Tesla (que daria tudo para ter um) ou Leaf ficariam na rua. A pergunta que temos que nos fazer é, por mais que gostemos do programa, o mesmo não estará defendendo os interesses das empresas petrolíferas?
ResponderExcluiro problema é mudar a mentalidade do povo, é demorado e não há interesse. O parque tecnologico dos fabricantes tambem tem de ser alterado e nenhum deles que investir para isso.
ResponderExcluirdiscordo. Gosto de carro tanto ou mais que os que aqui estão mas ficar preso a tecnologias legadas não pode ser sinônimo de gostar de carro ou não. Quando se está em um Audi, BMW ou Mercedes, dificilmente se houve o barulho do motor de dentro do veículo devido ao excelente isolamento acustico, então dirigir um desses modelos elétricos não irá tirar o 'prazer de ouvir o motor', visto que o mesmo não é ouvido de qualquer forma. Quanto ao barulho do lado de fora, quem disse que um motor elétrico não faz barulho? É mais silencioso sim, mas faz barulho, mais high-tec, mas faz. Enfim o proprio teste do Jeremy com o Tesla só aumentou minha vontade de ter um, principalmente porque o mesmo deixou um Lotus Elise - outro de meus carros favoritos - para trás em todos os testes de desempenho!
ResponderExcluirmas o hidrogenio não precisa ser criado pela eletrolise da agua no veiculo, o mesmo pode ser queimado, como os projetos da BMW desde a década de 80 o fazem, um motor a combustão comum adaptado para queimar hidrogênio!
ResponderExcluirOlha,babaquice da Nissan,fiquei até surpreendido com os elogios do Jezza sobre o Leaf,falando do conforto,do bom acabamento e do espaço e ainda é um carro ''compacto'',ele ainda disse que era um bom carro,oq é raro pra um carro dessa categoria,sem falar que oq eles enfrentaram qualquer 1 com uma carro elétrico na UK iria enfrentar!
ResponderExcluirNissan, VTNC; fazer propagadinha metida a engraçada avacalhando os concorrentes pode né?
ResponderExcluirExato.
ResponderExcluirBoa pergunta. A gente sabe que o TG já misturou o programa com publicidade(FIAT 500 e VW Scirocco)
pedeboi,
ResponderExcluirO hidrogênio não é criado dentro do carro na célula a hidrogênio, ele reage com o oxigênio e gera eletricidade e água.
Para os dois processos, o da célula a hidrogênio e para queimar hidrogênio como combustível em um motor comum adaptado, é preciso extrair o hidrogênio antes da natureza, e este processo é caro.